Cantigas de roda: cantigas e brincadeiras de roda

Pode parecer algo bem estranho e curioso algumas pessoas falarem hoje em dia sobre as brincadeiras de roda. Tudo isto em tempos que as manifestações existentes de cultura popular estão com todo o seu espaço tão pequeno nas brincadeiras. Cada vez mais nas ruas, praças, quintais, é mais raro se ver e ouvir das bocas das crianças canções que na simplicidade de suas melodias cantadas acabam guardando séculos de riqueza de todo o imaginário popular.

As cantigas de roda que são conhecidas também como cirandas são brincadeiras que consistem exclusivamente na formação de uma roda, com toda a participação existente das crianças que acabam cantando músicas de caráter folclórico, tudo isto seguido também de bonitas coreografias. Elas são bem executadas em escolas, e outros espaços que são frequentados por crianças, e as músicas e coreografias foram criadas por anônimos que sempre procuram adaptar toda a melodia. Todas as letras das músicas são tão simples que acabam levando os temas sempre de universo infantil.

Veja algumas cantigas de roda

Capelinha de melão

Capelinha de melão.

É de são João.

É de cravo, ou de rosa, também manjericão.

São João está dormindo.

Não acorda ele não,

Acordai, acordai,

Acordai são João!

 

Ciranda Cirandinha

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volte e meia vamos dar.

O anel que tu me deste era vidro e se quebrou.

O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.

E por isso, D. Fulano entre dentro desta roda.

Diga um verso que seja bem bonito, diga adeus e vá se embora.

A ciranda tem três filhas.

Todas as três por batizar.

A mais velha delas todas.

Ciranda deverá se chamar.

Estas são apenas algumas das várias canções de roda existentes, o que poderá certamente fazer toda a diferença na hora de realizar as brincadeiras. Com isto os usuários podem criar brincadeiras diversas, aproveitando também estas musiquinhas de cantigas de roda para divertir toda a garotada.

Não existe nada melhor do que resgatar brincadeiras sociais e que acima de tudo façam uma boa integração entre as crianças.