Como educar os filhos e colocar limites

Educar os filhos nem sempre é fácil, pois nem todas as crianças se comportam da mesma maneira. O ideal é conhecer o seu filho, para que possa cuidar e dar a ele a melhor educação possível. Neste artigo você vai encontrar boas dicas para colocar limites neles.

Eduque desde cedo

Os pais devem começar a educação de seus filhos desde o nascimento, mostrando para eles quais os melhores caminhos para atingir os seus objetivos. Não adianta querer ensinar quando já estão grandinhos. Os filhos são semelhantes as arvores, depois que crescem não mudam a sua forma, então tente molda-los desde cedo.

E-book da Cristina Cançado

A pedagoga com mais de 20 anos de experiência, Cristina Cançado, afirma que na família está o amor inesgotável. As crianças possuem direito a um desenvolvimento pleno e feliz. Com a vida cada vez mais corrida, acaba sobrando menos tempo para fica com as crianças, mas quando os pais tiverem em casa, devem aproveitar muito bem esses momentos.

e-book-da-cristina-cancado

E-book da Cristina Cançado. Imagem:divulgação

 

Os pais que sabem educar os filhos evitam birras, e podem contornar as situações com extrema facilidade. Quem deseja saber mais sobre esse trabalho pode clicar aqui(http://www.maesqueeducam.com.br/como-educar-os-filhos/?src=blog_sobre).

Não de muitas explicações

Quando a criança não entende os comandos dos pais, dificilmente ela irá respeitar essas ações. E dar mais explicações sobre o assunto não aumentará a sua obediência. Normalmente os pais acham que falando novamente, ou dando mais detalhes isso vai mudar. Os filhos devem saber que tudo o que os pais decidem é para o bem deles. Os pais devem evitar tudo que possa abrir brechas.

Acesse e saiba mais informações: Mães que educam de Cristina Cançado

Seja o espelho para o seu filho

Se for quer que o seu filho seja educado, tenha educação com ele. As crianças costumam se tornar parecidas com os adultos que vivem ao seu redor.

educar-filhos

Como educar os filhos e colocar limites. Imagem:

 

Pais que gritam com os filhos, ou falam palavrões, poderão gerar filhos que façam a mesma coisa. Já as famílias que possuem o hábito de ler, na maioria das vezes influenciam os filhos para esse caminho. Por tanto, tenha muito cuidado com o que você fala e faz perto dos pequenos.

Não faça ameaças para a criança

Quando os pais ameaçam algo, pode abrir brechas e precedentes para os filhos negarem tal oferta. A criança pode simplesmente não fazer o combinado, deixando os pais em uma situação sem saber o que fazer. Isso também causa outro problema, quando o pai fala que irá fazer algo, ele deve cumprir. Algumas ameaças inclusive podem tornar a vida dos pais mais complicada, como por exemplo, ameaçar de cortar a televisão, caso ele não cumpra o combinado.

Acesse e saiba mais informações: Melhores brinquedos até 3 anos

Peça apenas uma vez

Quando os pais desejam que seus filhos façam alguma atividade, devem pedir só uma vez, e repararem em suas reações, quando elas não gostam de tal pedido, podem expressar três formas: tristeza, irritação, ou distanciamento.

educar-filhos-1

Como educar os filhos e colocar limites. Imagem:divulgação

 

A tristeza está ligada a chateação, e as crianças parecem se sentirem ofendidas; A irritação pode ser ainda pior, e causa brigas entre pais e filhos; Já quando ocorre o distanciamento a criança olha para o lado e finge que não ouviu.  Essas reações ficam ainda mais evidentes quando os pais conhecem bem os seus filhos.

Mude a sua maneira de agir

Os pais que não estão conseguindo educar os seus filhos da maneira que desejam, devem rever os seus conceitos. Uma boa dica é não procurar o filho novamente, e esperar que ele venha pedir algo para você, nesse momento deve lembra-lo que ele não realizou alguma tarefa que havia sido estabelecida, e você só atenderá ao pedido após isso. Os pais devem tentar se adaptar aos filhos, pois todas as personalidades são diferentes.